Administração

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

O trabalho em questão buscou compreender as dificuldades para a inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho, sob um olhar reflexivo, apontando para a necessidade de ações concretas para efetivar a inclusão social e profissional da PCD. O preconceito ainda está muito presente na sociedade, sendo fruto de um processo histórico de exclusão das minorias, ainda são necessárias ações e movimentos que contribuam para a manutenção de uma sociedade inclusiva e democrática. Para melhor desenvolvimento o trabalho foi dividido em duas partes principais, a primeira reflete sobre a pessoa com deficiência, onde é discutido sobre a condição humana do sujeito; a segunda parte aponta sobre as principais dificuldades para a inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho, sendo elas a falta de políticas públicas e o descumprimento das que existem, a falta de acessibilidade nas empresas e no meio urbano, a conscientização social com a necessidade de quebra de barreiras atitudinais e a baixa qualificação profissional, condição não exclusiva da pessoa com deficiência. O objetivo deste trabalho é compreender, sob um olhar reflexivo, as dificuldades para a inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho brasileiro. Para se alcançar o objetivo proposto adotou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, onde se realizou a análise de materiais já construídos sobre o tema.

Vinicius Neres dos Santos 1

Zilma Soares 2

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

A terceirização de serviços, tem se expandido de maneira acentuada no Brasil nos últimos anos, sendo apontada também como valiosa ferramenta de controle, economia e gestão, sobretudo, na administração pública. Onde sua aplicação limita-se em atividades públicas que não necessitam da atuação direta e específica de servidores do próprio quadro efetivo, pois, essa força de trabalho se redireciona apenas as atividades meio, liberando assim, os agentes públicos natos, para darem maior ênfase às atividades principais. Para realizar o presente artigo, delimitou-se o tema de forma a traçar as características e formas de aplicabilidade da terceirização na gestão pública. Sendo então necessário discorrer o estudo com enfoque nos conceitos, princípios, características, evolução e formas de atuação da administração pública. Desta forma, no que concerne aos temas abordados, procurou-se explorar com mais detalhe os princípios da administração pública, dando maior evidência ao princípio da eficiência, o qual, segundo as fontes pesquisadas, se relaciona diretamente com a figura da terceirização dos serviços, concluindo que, se bem administrada, tal instituto poderá se tornar uma técnica de gestão imprescindível para alcançar os objetivos principais desse, com a evidenciação de menores custos e maior qualidade nos serviços prestados a sociedade através da terceirização.

Daniella Rodrigues Nogueira 1,

João Luiz Rocha de Oliveira1,

Heliel Eustáquio da Silveira2

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

As micro e pequenas empresas possuem registros em junho de 2017, pela terceira vez consecutiva, obteve um saldo positivo de geração empregos, atingindo a 52,2% do total de empregos nacionais, e seu espelho no PIB brasileiro é de 20%. A lei complementar nº123/2016 contem benefícios em diversos aspectos do dia-a-dia, como a simplificação e desburocratização, as oportunidades para permissão ao mercado, ao crédito e a justiça, o encorajamento à inovação e à exportação paras as MPEs. A economia brasileira teve início pelas empresas familiares, isso significa muito para as indústrias, cujo desenvolvimento se iniciou dos talentos e conhecimentos de milhares de empregados. O sucesso das empresas familiares se dá por vários motivos, elas possuem horizontes sazonais maiores do que a maioria das outras empresas, pois veem o negócio como ponto importante para a continuação da família em gerações futuras. Possuem lideranças mais consistentes, pois a responsabilidade é passada de geração para geração, a cultura existente também é forte e apoiada. Para a sucessão o ponto da expressão “empresa familiar” se considerada um paradoxismo, uma contradição mutua entre a família que não costuma a ser vista como uma empresa e a empresa que não representa toda a realidade de uma família. As razões críticas nestes casos são: falta de preparação dos herdeiros; competição pelo poder, partição do poder, divisão do negócio. Estes episódios poderiam ser rodeados pelo executivo-proprietário através do delineamento do procedimento sucessório enquanto o mesmo ainda dirigisse no cargo.

Ana Beatriz Meneghetti¹

Heliel Eustáquio Da Silveira²

 

¹ Academicos do Curso de Adminstração IESC- FAG. Guaraí TO

² Administrador, Professor e Coordenador do curso de Administração IESC – FAG.

Guarai – TO. Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

As mudanças que tem afetado o mercado tecnológico vêm ocorrendo com maior frequência e, portanto, se tornam indispensáveis novas ideias e inovações. Além disso, a grande concorrência e os clientes que estão cada vez mais criteriosos, têm exigido das empresas novas estratégias que as tornem competitivas, sendo parte fundamental dessa nova era tecnológica a busca do empreendedorismo moderno e digital. Com isto as empresas têm se evoluído de acordo com os avanços tecnológicos e as novas modelagens de negócios que surgem no mercado para a criação de bens/serviços voltado para um cliente informado e atualizado, e interligando o uso das redes sociais que são motivos de destaques para os dias atuais. Com isto, faz-se necessário conhecer melhor as necessidades e desejos de cada cliente baseando-se com os pontos de vista dos empreendedores de negócios digitais e startups para o melhor empreendimento.

Andréia Alves Lima1,

Uédson Brito de Souza¹,

Sara Vargas de Macêdo2

1 Acadêmicos do curso de Administração IESC-FAG.

2 Administradora. Professor (a) Assistente do curso de Administração IESC-FAG.Email:

 

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Missão

"A busca contínua da verdade, a conservação, a construção e o desenvolvimento do saber para o bem da sociedade, concretizada e especificada a luz das ciências e tecnologia, da realidade do país e das necessidades de sua região."

Renceba Novidade em seu e-mail

©2024 IESC/FAG.

Buscar