Administração

A TERCEIRIZAÇÃO COMO ALTERNATIVA PARA O ALCANCE DA EFICIÊNCIA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA.

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A terceirização de serviços, tem se expandido de maneira acentuada no Brasil nos últimos anos, sendo apontada também como valiosa ferramenta de controle, economia e gestão, sobretudo, na administração pública. Onde sua aplicação limita-se em atividades públicas que não necessitam da atuação direta e específica de servidores do próprio quadro efetivo, pois, essa força de trabalho se redireciona apenas as atividades meio, liberando assim, os agentes públicos natos, para darem maior ênfase às atividades principais. Para realizar o presente artigo, delimitou-se o tema de forma a traçar as características e formas de aplicabilidade da terceirização na gestão pública. Sendo então necessário discorrer o estudo com enfoque nos conceitos, princípios, características, evolução e formas de atuação da administração pública. Desta forma, no que concerne aos temas abordados, procurou-se explorar com mais detalhe os princípios da administração pública, dando maior evidência ao princípio da eficiência, o qual, segundo as fontes pesquisadas, se relaciona diretamente com a figura da terceirização dos serviços, concluindo que, se bem administrada, tal instituto poderá se tornar uma técnica de gestão imprescindível para alcançar os objetivos principais desse, com a evidenciação de menores custos e maior qualidade nos serviços prestados a sociedade através da terceirização.

Daniella Rodrigues Nogueira 1,

João Luiz Rocha de Oliveira1,

Heliel Eustáquio da Silveira2

1 Graduando em Administração, IESC-FAG. Guaraí-TO

2 Administrador, Professor e Coordenador do curso de Administração IESC-FAG. Guaraí-TO, E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Missão

"A busca contínua da verdade, a conservação, a construção e o desenvolvimento do saber para o bem da sociedade, concretizada e especificada a luz das ciências e tecnologia, da realidade do país e das necessidades de sua região."

Renceba Novidade em seu e-mail

©2024 IESC/FAG.

Buscar