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    ESTRESSE HÍDRICO EM PLANTAS: UMA REVISÃO
    (2021) Anna Júlia de Moraes Campos; Sarah Medeiros Santos; Inaia Rhavene Freire Fagundes Nacarath
    Esta revisão compila informações que nos permite compreender como ocorre o estresse por falta de água, um recurso de extrema importância para o desenvolvimento das plantas, sendo a água um componente extremamente determinante para a sobrevivência dos vegetais. Desta forma, diante os dados obtidos nas plataformas de pesquisa Google acadêmico, Scielo, Embrapa e outros, discorremos sobre as respostas das plantas frutíferas, forrageiras e leguminosas submetidas ao estresse hídrico, destacando os efeitos causados em modo geral e citar algumas das peculiaridades que o estresse causa nessas plantas, além dos meios de adaptação que essas plantas adquirem para sobreviver durante períodos de seca.
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    Anemia Infecciosa Equina no Brasil: um estudo epidemiológico
    (2019) Kayque de Sousa Oliveira; Ricardo Henrique P. Santos; Aluísio Vasconcelos de Carvalho
    A Anemia Infecciosa Equina (AIE) é uma enfermidade viral conhecida popularmente como malária equina, febre dos pântanos, entre outros. O grupo de animais que sofrem com essa enfermidade pertence à família Equidae, representado pelos asininos, equinos e muares. O agente causador da doença pertence à família Retroviridae, gênero Lentivirus. A França foi o primeiro país a se deparar com esse problema, no Brasil foi diagnosticado no século XX, tendo como líder de casos o estado do Rio Grande do Sul devido à grande população de equídeos, gerando perdas econômicas para os proprietários. O estado do Mato Grosso lidera com 3.966 notificados e em menor ocorrência o Rio Grande do Norte com 67 notificações. O animal contaminado deverá ser sacrificado para que a infecção não prolifere devido a doença não ter cura até o presente momento. São diversos as formas de transmissão da doença desde a infecção natural transmitidos por insetos hematófagos até a transmissão mecânica contribuindo para a disseminação da doença nos equídeos sadios principalmente nos eventos onde há uma grande população de equinos em confinamento. Conclui-se que a prevalência de AIE é influenciada pelos fatores ambientais, antrópicos e possui relação direta com o clima. O controle e a prevenção são primordiais para que os casos diminui, sobretudo, nas áreas mais prevalentes.
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    ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DE FATORES SOCIOAMBIENTAIS E CLIMÁTICOS SOBRE A INCIDÊNCIA DE DENGUE NO MUNICÍPIO DE PEDRO AFONSO-TO
    (2019) Rosineide Coelho Ramos; Rosimeire Coelho Ramos; Helen Patrícia de Oliveira Duarte Souza
    A dengue é a principal doença reermergente da atualidade, sendo considerado um problema de saúde pública. O município de Pedro Afonso possui condições climáticas e socioambientais que contribuem para a incidência e surgimento do principal vetor, o mosquito Aedes aegypti. O objetivo da pesquisa é analisar a relação entre os fatores socioambientais e climáticos sobre a incidência de dengue no município. Para elaboração desse estudo abordou-se o método de pesquisa qualitativa, onde os dados foram disponibilizados pela secretaria municipal de saúde através do Sistema de Informação de Agravos de Notificações (SINAN), relacionando com os fatores socioambientais e climáticos através da análise de pluviosidade sobre a incidência de dengue. Os resultados obtidos revelaram que os fatores socioambientais e climáticos tiveram uma grande influência nos índices dos casos de dengue registrados no ano de 2018 e primeiro semestre de 2019. Os estudos contribuem para um maior conhecimento da relação entre os fatores socioambientais e climáticos no município, auxiliando os gestores nas tomadas de decisão para prevenção e controle da doença.
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    A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO E SUA INFLUÊNCIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
    (2020) Laryssa Neves Nogueira; Sarah Maria Pereira Costa; Izidorio Paz Fernandes Neto
    A relação professor-aluno e sua influência no processo, ensino e aprendizagem. Na maioria dos casos as dificuldades no relacionamento professor aluno estão ligadas por diversas causas, tais como: ausência de diálogo, incentivo, ausência de afeto e comunicação entre ambos. Diante disso, este trabalho tem como objetivo de compreender a relação professor-aluno e o quanto isso interfere na qualidade de ensino e aprendizagem. Este estudo foi realizado por meio de um revisão sistemática da literatura, de caráter qualitativo sobre a relação professor aluno e sua influência no processo de ensino e aprendizagem. Para elaboração da pesquisa foi realizada uma busca em artigos publicados entre os anos de 2003 a 2019, na biblioteca virtual: SciELO (Scientific Eletronic Library Online), SAGE journals e Google Acadêmico, usando as seguintes palavras-chave: “Relação professor-aluno’’ “Educação” “Ensino” “Aprendizagem” “Espaço escolar”. Assim como os professore são importantes no processo educativo, os alunos também faz parte desse processo, cada qual com seus parcelas de contribuições. Por tanto, é essencial que na relação professor-aluno sejam considerado tanto os conhecimentos cognitivos quanto os aspectos relativos ao afeto entre os mesmos. O presente artigo retratou uma análise sobre a relevância da relação professor aluno, voltado para o vínculo, comunicação, dialogo e estratégias de ensino, composta por diversos autores, como por exemplo; Carmignotto, Wallon e Saviani.
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    A NEUROBIOLOGIA DO COMPORTAMENTO SUICIDA
    (2020) Ruth Araujo Lopes; Welligton Luis Sousa Oliveira; Camila Teixeira de Oliveira Penna Chaves
    A neurobiologia é um campo da ciência que averigua os neurônios e o funcionamento e a organização das células do sistema nervoso, campo que explora os métodos de funcionalidade do sistema, que são responsáveis pelo processamento de informações e mediação de comportamentos nos seres, voltada a estudar as mudanças comportamentais que infere diretamente nas ações dos indivíduos. O objetivo do presente trabalho é avaliar as características fisiológicas e psicológicas que alteram os comportamentos dos seres humanos e os levam a uma percepção de suicidio, onde o ato do suicidio é tido como a solução para determinada situação. Analisar através de uma revisão de literatura e relatos de fatos, as mudanças que ocorrem no sistema nervoso das pessoas que cometeram ou planejam cometer suicidio, trazendo considerações as vertentes fisiopatológicas e psicológicas que engatilham esta problemática.Tido como metodologia buscas em plataformas onlines de pesquisa em artigos científicos que retratam a temática e enfatizam a fitopatologia do suicidio, uma busca comparativa entre diversos autores avaliando as suas metodologias usadas e as considerações que cada um teve a respeito do tema.
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    A INFLUÊNCIA DO USO DA INTERNET NA ESCRITA DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NA CIDADE DE GUARAÍ-TO
    (2020) Dhyennyfer Stefany Lopes Rodrigues; Samara Machado Damaseno; Izidorio Paz Fernandes Neto
    O presente estudo tem por objetivo analisar as necessidades de compreensão da influência dos desempenhos individuais de alunos do ensino médio voltados as formas de escrita, fundamentar propostas de mudanças na forma do uso de tais ferramentas não igualitárias às linguagens feitas na internet, hoje muito comum dentro de salas de aulas, bem como refletir sobre até que ponto isso pode influenciar na produção escrita desses alunos. Para isso utilizou-se de uma pesquisa bibliográfica e de campo com uso de questionário aos alunos do ensino médio para melhor embasamento desse estudo. O contato diário com a rede informatizada se torna nocivo quando a mesma não é bem utilizada pelos estudantes trazendo prejuízos ao seu desempenho em sala de aula, prejudicando a produção textual escrita, devido ao costume para abreviações de palavras diminuindo o tempo ao escrever textos extensivos não utilizando a norma culta da língua portuguesa.
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    A IMPORTÂNCIA DOS MODELOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA PARA ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS (NEEs)
    (2020) Arlete Alves da Silva; Michely Costa Alves; Laisy Daniella Alves Santos
    A LDB garante aos alunos portadores de necessidades educacionais especiais (NEEs) um ensino regular de qualidade, especializado às suas necessidades, através de metodologias e recursos didáticos específicos. A adaptação de modelos didáticos contribui para contextualizar os objetos do conhecimento e aprimorar o ensino, dentro da realidade social do aluno. Além disso, no processo de ensino-aprendizagem, em especial, no âmbito de Ciências e Biologia, faz-se necessário a utilização de experiências para tornar o conteúdo significativo. Visto que o uso de modelos didáticos é fundamental para a aprendizagem dos alunos com NEEs, o presente trabalho tem por objetivo analisar a aplicação de modelos didáticos por professores de Ciências e Biologia da rede estadual de ensino de Guaraí-TO para alunos com necessidades educacionais especiais. Trata-se de uma proposta metodológica de caráter quali-quantitativo, que foi realizada a partir da aplicação de um questionário semiaberto aos professores de Ciências do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e aos professores de Biologia da 1º a 3º série do Ensino Médio da rede estadual de ensino do município de Guaraí – TO. De acordo com os resultados, mais da metade dos professores utilizaram metodologias diferentes no ensino de Biologia e/ou Ciências, embora alguns professores não tenham aplicado ou elaborado recursos e modelos didáticos apenas para os alunos NEEs, mas para toda a turma. Portanto a aprendizagem escolar dos alunos com necessidades educacionais especiais depende de boas ações de inclusão social e de iniciativas didático- pedagógicas para que as escolas públicas ofereçam um ensino de qualidade para esses alunos.
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    O presente artigo é resultado da percepção dos alunos acerca do tema educação sexual dentro do ambiente escolar, bem como examinar as influências externas, a vergonha em transmitir o assunto para os discentes, a falta de profissionais capacitados na área da educação sexual. Neste sentido foi aplicado um questionário semiestruturado de questões abertas e fechadas com alternativas de múltiplas escolhas com a finalidade de observar os desafios enfrentados pelos professores e alunos em abordar o tema, suas metodologias de ensino e aprendizagem, os possíveis fatores sociais que possam interferir no processo de aprendizagem e sua importância dentro do ambiente escolar. Com este trabalho pode-se analisar a grande relevância de se trabalhar este tema, para que possam formar jovens mais conscientes de suas atitudes, entre outros fatores que podem ser de grande importância na vida social do discente. Esta pesquisa mostrou escassez de material didático para abordar o assunto, a necessidade de aulas dinamizadas e de palestras sobre o assunto. Esta pesquisa contribui para solucionar os desafios existentes, analisar as possíveis influências sociais, mostrando a importância da participação e acompanhamento dos pais no processo de ensino, assim como propor novas metodologias de ensino.
    (2019) Hérica Oliveira dos Santos; Joab Cardoso Guedes; Izidório Fernandes Paz Neto
    presente artigo é resultado da percepção dos alunos acerca do tema educação sexual dentro do ambiente escolar, bem como examinar as influências externas, a vergonha em transmitir o assunto para os discentes, a falta de profissionais capacitados na área da educação sexual. Neste sentido foi aplicado um questionário semiestruturado de questões abertas e fechadas com alternativas de múltiplas escolhas com a finalidade de observar os desafios enfrentados pelos professores e alunos em abordar o tema, suas metodologias de ensino e aprendizagem, os possíveis fatores sociais que possam interferir no processo de aprendizagem e sua importância dentro do ambiente escolar. Com este trabalho pode-se analisar a grande relevância de se trabalhar este tema, para que possam formar jovens mais conscientes de suas atitudes, entre outros fatores que podem ser de grande importância na vida social do discente. Esta pesquisa mostrou escassez de material didático para abordar o assunto, a necessidade de aulas dinamizadas e de palestras sobre o assunto. Esta pesquisa contribui para solucionar os desafios existentes, analisar as possíveis influências sociais, mostrando a importância da participação e acompanhamento dos pais no processo de ensino, assim como propor novas metodologias de ensino.
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    A IMPORTÂNCIA DA GINÁSTICA NO CONTEXTO ESCOLAR E SEUS PROCEDIMENTOS PEDAGÓGICOS DE ENSINO
    (2020) Thássio Vieira de Sousa; Wellington Ferreira da Cruz; Danillo coelho Marces
    O presente artigo constitui-se de uma pesquisa que teve como objetivo verificar e apresentar quais dificuldades encontradas pelos professores de educação física ao trabalhar as abordagens pedagógicas no processo de ensino da ginástica em algumas escolas de Guaraí - TO. Sendo um conteúdo de suma importância dentro da educação física, a ginástica contribui de modo significativo na vida do aluno através do desenvolvimento integral, levando em conta os aspectos tanto cognitivos, físicos e sociais. Trata-se de uma pesquisa de campo descritiva, de caráter quantitativo e qualitativa com os resultados obtidos através de uma coleta de dados que utilizou como instrumento um questionário específico para os professores de educação física que atuam na educação básica e para alunos do ensino fundamental dos anos Finais. De acordo com os dados obtidos, alguns professores não tem o conhecimento sobre esses métodos e abordagens para trabalhar em suas aulas de educação física, apresentando uma incompreensão sobre tais abordagens e que quase sempre ou raramente utiliza a ginástica como conteúdo de suas aulas. Alguns relataram a dificuldade sobre as aulas remotas e a concentração dos alunos inseridos nelas, apesar disso a pesquisa tenta mostrar a tentativa de métodos por alguns professores como forma de realizar a formação integral desse aluno.
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    A IMPORTÂNCIA DA BOCHA ADAPTADA PARA USUÁRIOS DE CADEIRAS DE RODAS ATENDIDOS NA APAE DE GUARAÍ – TO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
    (2019) Diego Henrique Rodrigues Sales; Vanessa de Sousa Barbosa; Simone Adriana Oelke
    O presente relato de experiência tem como intuito a promoção da vivência da prática esportiva da modalidade Bocha Adaptada para os alunos usuários de cadeiras de rodas da APAE e evidenciar a contribuição da prática da modalidade Bocha Adaptada para alunos usuários de cadeiras de rodas atendidos na APAE e, observar as contribuições decorrentes do projeto de extensão “VIVA A DIFERENÇA”. Este projeto tem como foco principal fomentar a participação de pessoas com deficiência e seus familiares a buscar um estilo de vida mais saudável e prazeroso, estimular a reabilitação e, consequentemente, menor dependência, promover a prática esportiva e o exercício das habilidades, beneficiar a comunidade de Guaraí no sentido de proporcionar a inclusão por meio da Bocha Adaptada. O projeto deu início no ano de 2018 e até o presente momento tem dado seguimento. Oportunizar a vivência da Bocha Adaptada para os alunos da APAE obteve contribuições relevantes, contribuindo no desenvolvimento dos alunos, na integração e na relação social deles, e mostrou-se de extrema significância para o crescimento profissional dos pesquisadores em relação a própria Educação Física e ao esporte adaptado.
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    UTILIZAÇÃO DO SORGO (SORGHUM BICOLOR) NA ALIMENTAÇÃO ANIMAL
    (2019) Caio César Godoy Behne; Carla Regina Rocha Guimarães
    É notória a relevância da cultura do sorgo no sistema de produção animal brasileira, haja vista sua resistência ao déficit hídrico, desenvolvimento rápido e emissão de perfilhos. Outra característica relevante desta cultura é o fácil manejo devido ao seu grande aproveitamento dos tratos culturais de cultivos anteriores. Sua utilização na produção de silagem e pastejo direto é indicada por permitir altas taxas fotossintéticas e rápido alongamento de colmos. Vale também ressaltar que o grão tem ampla aceitação em diferentes tipos de dietas, já que pode ser fornecido de várias maneiras diferentes para inúmeras espécies animais. O artigo tem como objetivo geral abordar utilização do Sorghum bicolor na alimentação animal, classificando o seu cultivo como de custo baixo e de alto benefício, uma vez que apresenta grande valor nutritivo e considerável concentração de carboidratos que se adapta as regiões tropicais, apresentando alta capacidade de produção de grãos e massa verde para ser utilizado quando as pastagens nativas ou manejadas estiverem com baixa produção. Outro fator a se considerar é a sua substituição ao milho na silagem sem haver perdas na produtividade.O trabalho será desenvolvido com base em uma pesquisa bibliográfica com caráter descritivo, qualitativo-quantitativo e exploratório. A pesquisa bibliográfica será baseada em livros, revistas e artigos acerca do tema estudado.
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    UTILIZAÇÃO DO CREEP-FEEDING NA PECUÁRIA DE CORTE
    (2020) Andressa Sousa Oliveira; Elton da Silva Eckert Júnior; Carla Regina Rocha Guimarães
    A pecuária de corte no Brasil é uma referência mundial, sendo o país com a segunda maior produção e exportação de carne bovina do mundo. Em 2015, essa prática foi considerada uma das principais atividades dentro do agronegócio brasileiro, representando cerca de 6,82% do Produto Interno Bruto Brasileiro (PIB). Relacionado ao assunto, a desmama em bovinos de corte é formada principalmente por sistemas de produção, constituídos pelas fases de cria, recria e terminação. Assim, para que haja a desmama em um período mais curto, são utilizados suplementações em bezerros como o sistema do creep-feeding. O mencionado sistema é caracterizado pela implantação de uma alimentação suplementada para bezerros antes do desmame, sendo uma técnica que visa acrescentar um maior ganho de peso ao decorrer do tempo de amamentação, obtendo assim, animais mais pesados. As suplementações possuem grandes fontes de energia, sendo elas a base de grão de milho e farelo de arroz, podendo inclusive ser combinada com milho e sorgo, proporcionando assim, ganhos adicionais nos animais através da técnica creep feeding. Dessa maneira, o presente trabalho tem como objetivo abordar sobre a utilização do creep-feeding na pecuária de corte e mostrar os principais resultados desse sistema. Esse estudo utiliza a pesquisa bibliográfica, a qual caracteriza-se pela busca de materiais em revistas eletrônicas, como artigos e trabalhos de conclusão de curso, bem como livros na área agropecuária.
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    UTILIZAÇÃO DE SUBPRODUTOS AGROINDUSTRIAIS NA DIETA DE OVINOS
    (2020) Matheus Alves Silva; Rodrigo Américo Melo; Vanessa Pereira Pontes
    As agroindústrias através do beneficiamento de matérias primas originam subprodutos que podem ser utilizados na alimentação animal. Assim, o presente trabalho bibliográfico aborda sobre a importância da utilização de alimentos alternativos na dieta de ovinos. Para a realização deste levantamento de informações utilizou-se livros e artigos relacionados ao tema, abordando sobre o uso de subprodutos agroindustriais na alimentação de animais ruminantes. O uso de subprodutos oriundos de resíduos das agroindústrias canavieiras e das processadoras de frutas tem a finalidade de melhorar os valores nutricionais de dietas de ruminantes na época de estiagem, onde a maioria das forrageiras encontram-se em escassez. O aproveitamento desses resíduos busca-se mitigar os impactos ambientais por eles gerados em condições inadequadas de descarte, como também visa compor dietas de ovinos no sentido de diminuir custos de produção.
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    UTILIZAÇÃO DE AERONAVE REMOTAMENTE PILOTADA (RPA) NO PLANEJAMENTO AGROPECUÁRIO EM SANTA MARIA DO TOCANTINS/TO
    (2021) Jonas Oliveira Sousa; Walison Silva Mores; Rosângela Aparecida Pereira de Oliveira
    Objetivou-se com essa pesquisa avaliar a utilização de RPA (Aeronave Remotamente Pilotada) para elaboração do mapeamento de uso e ocupação do solo de um imóvel rural. A pesquisa foi realizada na Fazenda Mutum, localizada no município de Santa Maria do Tocantins – TO, em uma área de 2,1042 há, onde possui implantado capim braquiária (Brachiaria brizantha). As imagens foram coletadas no dia 24 de julho de 2021 no período das 8 horas às 11 horas e foi utilizada um RPA da marca DJI, modelo Mavic Pro, sendo um voo de 45 metros de altura com 365 fotos coletadas. Após a coleta, as imagens foram processadas no software Agisoft Metashape gerando um ortomosaico georreferenciado. A resolução obtida no ortomosaico foi satisfatória para a elaboração das classes do uso e ocupação do solo através do software ArcGIS 10.6.1 e foi possível identificar, quantificar e representar graficamente as dimensões das classes, onde cerca de 89% da área de estudo apresenta pastagem e cerca de 11% encontram-se solo exposto (pastagem em estado de degradação). Posteriormente ao processamento, foi feita uma visita em campo utilizando um GPS, em pontos aleatórios e com maior incidência de falhas para constatar a existência de solo exposto e com isso foi possível validar o que foi visto na imagem. Dessa forma, esse estudo mostrou que é possível a utilização do sensoriamento remoto para o planejamento adequado na agropecuária, facilitando o manejo do produtor a fim de minimizar custos e otimizar tempo.
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    UTILIZAÇÃO DA VINHAÇA NA PRODUÇÃO DE CANA-DE-AÇÚCAR
    (2021) José Ribamar Teixeira Barbosa; Flávia Eduarda Martins Alves; Nayara Martins Alencar
    O uso da vinhaça, um subproduto da produção do álcool vem possibilitando um incremento na produção de cana-de-açúcar. Principalmente por fornecer nutrientes como potássio (K), Nitrogênio (N) e também a matéria orgânica. O objetivo geral deste trabalho foi demonstrar a importância da utilização da vinhaça na produção de cana-de-açúcar, sendo feito com base em uma pesquisa bibliográfica. O presente estudo apontou que o uso da vinhaça favorece o aumento em produtividade de colmos em solos arenosos; diminuição dos custos com adubação; incremento de K nas camadas mais profundas; aumento nos teores de fósforo no solo; aumento na taxa de infiltração e retenção de água, minimizando a suscetibilidade a erosão do solo. Uma excelente alternativa para minimizar os custos com adubação, corrigir solos deficientes em P e fornecer os nutrientes necessários para o bom desenvolvimento das culturas. Podendo ser aplicada via fertirrigação, tubulação, caminhões-tanque, ou através da aspersão com canhão hidráulico utilizando carretéis e motobombas, ou também com a utilização de pivôs. É importante lembrar que ela é considerada altamente poluidora e seu uso deve ser feito de forma adequada para que não venha causar danos ao meio ambiente. Contudo, a vinhaça torna-se uma alternativa importante para a fertirrigação dos canaviais. Sugere-se mais estudos sobre o tema para demonstrar a eficiência do seu uso e também em relação a valores, comparando o lucro real em se usar ou não a vinhaça
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    USO DE FOSFITOS NO CONTROLE DE DOENÇAS EM PLANTAS
    (2021) Andermisânia Nunes de Morais; Patrícia Correia de Sousa; Inaia Rhavene Freire Fagundes Nacarath
    A constante pressão da sociedade por produtos livres de agroquímicos vem impulsionando pesquisas para um manejo mais sustentável. Os fosfitos surgem como uma alternativa eficiente e viável para o controle de doenças em plantas, já que possuem duplo modo de ação no controle de doenças, induzindo resposta de defesa vegetal e agindo diretamente sobre o patógeno. A indução de resistência da planta ocorre em resposta a um estímulo de mecanismos de defesa vegetal antes e/ou após a chegada do patógeno nos tecidos da planta. Ademais, apesar de que não a prova onde as plantas se beneficiam do fosfito como fonte de fósforo, alguns pesquisadores apoiam a visão de que os elementos que acompanham a molécula em produtos à base de fosfito, como: cálcio (fosfito de cálcio) e potássio (fosfito de potássio), podem desempenhar um papel na nutrição, fornecendo esses elementos.
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    USO DE FONTES E DOSES DE FÓSFORO NA CULTURA DO RABANETE NO MUNICÍPIO DE GUARAÍ-TO.
    (2019) Anderson Carlos; Bruno Sclauzer Rodrigues; Fernando Barnabé Cerqueira
    O rabanete (Raphanus sativus) é uma planta originária do mediterrâneo, trata-se de uma hortaliça de pequeno porte e cores diversificadas (branca e roxo brilhante), contendo polpa clara e picante. Seu ciclo é curto variando de 25 a 35 dias, o que a torna uma das preferências de cultivo dentre as hortaliças, sendo uma alternativa de renda para produtores com pouco recurso tecnológico. Portanto, o presente trabalho tem por objetivo avaliar a produtividade de rabanetes sob diferentes condições de adubação fosfatada no município de Guaraí-TO. As fontes de fósforos utilizadas foram superfosfato simples com 18% de P2O5 e superfosfato triplo com 41% de P2O5 nas dosagens de 0, 60, 120 e 240kg.ha-1 . O trabalho foi conduzido durante o período de 18 de novembro a 23 de dezembro de 2018, em uma área localizada sob as coordenadas 8°48’44.0’’ S e 48°30’03.7’’ W na chácara Rancho Brogotá. Os parâmetros avaliados foram: altura de plantas (AP), diâmetro de colo (DC), comprimento da raiz (CR), volume de raiz (VR), massa seca da raiz (MSR), massa seca da parte aérea (MSPA), massa seca total (MST), relação raiz parte aérea (R/PA), área foliar (AF) e produtividade (PROD). As dosagens de adubação fosfatada de 60 e 120 kg.ha-1 apresentaram maiores produtividades com ambas as fontes 171,3 e 183,3 kg.ha-1 para superfosfato simples e 158,3 e 167,3 kg.ha-1 para superfosfato triplo respectivamente. A elevação de fósforo na cultura do rabanete promove um incremento em todas as variáveis, porém, doses superiores a 120 kg.ha-1 ocasionam perdas desnecessárias ao produtor.
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    USO DE AGROTÓXICOS PELOS PEQUENOS PRODUTORES DO MUNICIPIO DE ITAPORÃ DO TOCANTINS-TO
    (2019) Joicy Sousa de Oliveira; Pablo Rodrigues de Jesus; Rosângela Aparecida Pereira de Oliveira
    Este trabalho tem como objetivo apresentar dados de uma pesquisa realizada com pequenos produtores do município de Itaporã-TO. Um levantamento feito no primeiro semestre do ano de 2019 em 20 propriedades rurais relata a forma em que são utilizados os agrotóxicos, seja em pastagem ou em culturas. Os resultados foi sobre a saúde dos trabalhadores rurais em relação a intoxicação por estes produtos, assim como descreve os principais problemas dos agricultores, que é a falta de informação sobre este assunto, com relatos de uso de substâncias proibidas. Os agrotóxicos são considerados perigosos tanto para a saúde humana quanto para o meio ambiente, por isso já existem restrições para seu uso no Brasil quanto a classificação toxicológica, enquanto em outros países a utilização é mais livre. No Tocantins, as intoxicações por agrotóxicos oscilam de 7,16 para 14,39 casos por 100.000 habitantes entre os anos de 2010 e 2012 segundo o relatório Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos no Estado do Tocantins. No entanto, a secretaria de saúde do município deve se atentar a todo e qualquer trabalho realizado pelo município que envolva a utilização desses produtos, otimizando as visitas com agentes de saúde para acompanhamento e identificação de possíveis intoxicações, pois na maioria dos casos o produtor intoxicado não consegue se auto diagnosticar, e desta forma minimizar intoxicações mais severas.
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    UMA ABORDAGEM TEÓRICA SOBRE OS MÉTODOS DE SUPERAÇÃO DA DORMÊNCIA EM SEMENTES DO MURICI
    (2020) Kaique Ferreira de Almeida; Fernando Barnabé Cerqueira
    O muricizeiro é uma planta nativa que apresenta uma germinação muito tardia, ocasionada por uma dormência tegumentar, impossibilitando a produção de mudas, ocorrida por um bloqueio físico inibindo a entrada de oxigênio, por parte do endocarpo na penetração de água, impossibilitando a germinação. A presente revisão de literatura teve como objetivo geral abordar os métodos de superação da dormência do murici. Para o desenvolvimento do presente desta revisão baseou-se em um levantamento de pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, descritivo e exploratório. Existem vários métodos de superação de dormência tegumentar para espécies florestais tais como: escarificação com ácido sulfúrico, submersão em água quente fria e escarificação mecânica entre outros. A principal maneira de obstruir o seu tegumento do muricizeiro é a utilização de ácido giberélico, que tem o papel de desenvolver a síntese de RNA, retardando a dormência. Para os produtores rurais que necessitam de viveiros para produzir em larga escala mudas florestais a dormência tegumentar e um grande empecilho, havendo vários métodos de dribla essa dificuldade, destacando a escarificação como método mais simples e eficiente.
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    UMA ABORDAGEM TEÓRICA SOBRE O USO RECIPIENTES E SUBSTRATOS NA PRODUÇÃO DE MUDAS DE TOMATE
    (2020) Guilherme Tofoli Kazama; Marcos Gomes Diniz; Fernando Barnabé Cerqueira
    A produção de mudas de tomate (Solanum lycopersicum) com qualidade é essencial para que se tenha um sistema de cultivo produtivo e com competitividade. Assim, o presente trabalho de revisão teve como objetivo realizar uma abordagem sobre a qualidade de mudas de tomate em diferentes recipientes e substratos. Para realização deste levantamento bibliográfico utilizou-se sites de buscas no período de 1995 a 2019, tendo como fonte de pesquisa meios digitais como, Scielo, Scientia agrícola, Embrapa, Revista Caatinga, dentre outras revistas, artigos e teses. Para produção de tomate de qualidade verificou-se diversos estudos que tratam desde o uso de substratos comerciais como também dos alternativos que geralmente são mais acessíveis ao olericultor. Outro fator importante verificado, é que o volume do recipiente tem um papel fundamental no desenvolvimento do sistema radicular, influenciando diretamente em sua qualidade. Assim, foi possível ressaltar a importância dos substratos e recipientes nos processos de germinação, emergência e desenvolvimento da planta, sendo fundamental no processo de formação de mudas de tomate para o aumento da produção. Outro ponto importante que deve ser destacado, foi emprego de recipientes com volume satisfatório para o crescimento radicular e a utilização de substratos que apresentam esterco bovino em sua composição oferecendo condições favoráveis para o desenvolvimento das mudas de tomate.