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Repositório de Produção Institucional - IESC Faculdade Guaraí

 

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Submissões Recentes

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ESTRESSE HÍDRICO EM PLANTAS: UMA REVISÃO
(2021) Anna Júlia de Moraes Campos; Sarah Medeiros Santos; Inaia Rhavene Freire Fagundes Nacarath
Esta revisão compila informações que nos permite compreender como ocorre o estresse por falta de água, um recurso de extrema importância para o desenvolvimento das plantas, sendo a água um componente extremamente determinante para a sobrevivência dos vegetais. Desta forma, diante os dados obtidos nas plataformas de pesquisa Google acadêmico, Scielo, Embrapa e outros, discorremos sobre as respostas das plantas frutíferas, forrageiras e leguminosas submetidas ao estresse hídrico, destacando os efeitos causados em modo geral e citar algumas das peculiaridades que o estresse causa nessas plantas, além dos meios de adaptação que essas plantas adquirem para sobreviver durante períodos de seca.
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Anemia Infecciosa Equina no Brasil: um estudo epidemiológico
(2019) Kayque de Sousa Oliveira; Ricardo Henrique P. Santos; Aluísio Vasconcelos de Carvalho
A Anemia Infecciosa Equina (AIE) é uma enfermidade viral conhecida popularmente como malária equina, febre dos pântanos, entre outros. O grupo de animais que sofrem com essa enfermidade pertence à família Equidae, representado pelos asininos, equinos e muares. O agente causador da doença pertence à família Retroviridae, gênero Lentivirus. A França foi o primeiro país a se deparar com esse problema, no Brasil foi diagnosticado no século XX, tendo como líder de casos o estado do Rio Grande do Sul devido à grande população de equídeos, gerando perdas econômicas para os proprietários. O estado do Mato Grosso lidera com 3.966 notificados e em menor ocorrência o Rio Grande do Norte com 67 notificações. O animal contaminado deverá ser sacrificado para que a infecção não prolifere devido a doença não ter cura até o presente momento. São diversos as formas de transmissão da doença desde a infecção natural transmitidos por insetos hematófagos até a transmissão mecânica contribuindo para a disseminação da doença nos equídeos sadios principalmente nos eventos onde há uma grande população de equinos em confinamento. Conclui-se que a prevalência de AIE é influenciada pelos fatores ambientais, antrópicos e possui relação direta com o clima. O controle e a prevenção são primordiais para que os casos diminui, sobretudo, nas áreas mais prevalentes.
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ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DE FATORES SOCIOAMBIENTAIS E CLIMÁTICOS SOBRE A INCIDÊNCIA DE DENGUE NO MUNICÍPIO DE PEDRO AFONSO-TO
(2019) Rosineide Coelho Ramos; Rosimeire Coelho Ramos; Helen Patrícia de Oliveira Duarte Souza
A dengue é a principal doença reermergente da atualidade, sendo considerado um problema de saúde pública. O município de Pedro Afonso possui condições climáticas e socioambientais que contribuem para a incidência e surgimento do principal vetor, o mosquito Aedes aegypti. O objetivo da pesquisa é analisar a relação entre os fatores socioambientais e climáticos sobre a incidência de dengue no município. Para elaboração desse estudo abordou-se o método de pesquisa qualitativa, onde os dados foram disponibilizados pela secretaria municipal de saúde através do Sistema de Informação de Agravos de Notificações (SINAN), relacionando com os fatores socioambientais e climáticos através da análise de pluviosidade sobre a incidência de dengue. Os resultados obtidos revelaram que os fatores socioambientais e climáticos tiveram uma grande influência nos índices dos casos de dengue registrados no ano de 2018 e primeiro semestre de 2019. Os estudos contribuem para um maior conhecimento da relação entre os fatores socioambientais e climáticos no município, auxiliando os gestores nas tomadas de decisão para prevenção e controle da doença.
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A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO E SUA INFLUÊNCIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
(2020) Laryssa Neves Nogueira; Sarah Maria Pereira Costa; Izidorio Paz Fernandes Neto
A relação professor-aluno e sua influência no processo, ensino e aprendizagem. Na maioria dos casos as dificuldades no relacionamento professor aluno estão ligadas por diversas causas, tais como: ausência de diálogo, incentivo, ausência de afeto e comunicação entre ambos. Diante disso, este trabalho tem como objetivo de compreender a relação professor-aluno e o quanto isso interfere na qualidade de ensino e aprendizagem. Este estudo foi realizado por meio de um revisão sistemática da literatura, de caráter qualitativo sobre a relação professor aluno e sua influência no processo de ensino e aprendizagem. Para elaboração da pesquisa foi realizada uma busca em artigos publicados entre os anos de 2003 a 2019, na biblioteca virtual: SciELO (Scientific Eletronic Library Online), SAGE journals e Google Acadêmico, usando as seguintes palavras-chave: “Relação professor-aluno’’ “Educação” “Ensino” “Aprendizagem” “Espaço escolar”. Assim como os professore são importantes no processo educativo, os alunos também faz parte desse processo, cada qual com seus parcelas de contribuições. Por tanto, é essencial que na relação professor-aluno sejam considerado tanto os conhecimentos cognitivos quanto os aspectos relativos ao afeto entre os mesmos. O presente artigo retratou uma análise sobre a relevância da relação professor aluno, voltado para o vínculo, comunicação, dialogo e estratégias de ensino, composta por diversos autores, como por exemplo; Carmignotto, Wallon e Saviani.
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A NEUROBIOLOGIA DO COMPORTAMENTO SUICIDA
(2020) Ruth Araujo Lopes; Welligton Luis Sousa Oliveira; Camila Teixeira de Oliveira Penna Chaves
A neurobiologia é um campo da ciência que averigua os neurônios e o funcionamento e a organização das células do sistema nervoso, campo que explora os métodos de funcionalidade do sistema, que são responsáveis pelo processamento de informações e mediação de comportamentos nos seres, voltada a estudar as mudanças comportamentais que infere diretamente nas ações dos indivíduos. O objetivo do presente trabalho é avaliar as características fisiológicas e psicológicas que alteram os comportamentos dos seres humanos e os levam a uma percepção de suicidio, onde o ato do suicidio é tido como a solução para determinada situação. Analisar através de uma revisão de literatura e relatos de fatos, as mudanças que ocorrem no sistema nervoso das pessoas que cometeram ou planejam cometer suicidio, trazendo considerações as vertentes fisiopatológicas e psicológicas que engatilham esta problemática.Tido como metodologia buscas em plataformas onlines de pesquisa em artigos científicos que retratam a temática e enfatizam a fitopatologia do suicidio, uma busca comparativa entre diversos autores avaliando as suas metodologias usadas e as considerações que cada um teve a respeito do tema.