Navegando por Autor "Laisy Daniella Alves Santos"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A IMPORTÂNCIA DOS MODELOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA PARA ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS (NEEs)(2020) Arlete Alves da Silva; Michely Costa Alves; Laisy Daniella Alves SantosA LDB garante aos alunos portadores de necessidades educacionais especiais (NEEs) um ensino regular de qualidade, especializado às suas necessidades, através de metodologias e recursos didáticos específicos. A adaptação de modelos didáticos contribui para contextualizar os objetos do conhecimento e aprimorar o ensino, dentro da realidade social do aluno. Além disso, no processo de ensino-aprendizagem, em especial, no âmbito de Ciências e Biologia, faz-se necessário a utilização de experiências para tornar o conteúdo significativo. Visto que o uso de modelos didáticos é fundamental para a aprendizagem dos alunos com NEEs, o presente trabalho tem por objetivo analisar a aplicação de modelos didáticos por professores de Ciências e Biologia da rede estadual de ensino de Guaraí-TO para alunos com necessidades educacionais especiais. Trata-se de uma proposta metodológica de caráter quali-quantitativo, que foi realizada a partir da aplicação de um questionário semiaberto aos professores de Ciências do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e aos professores de Biologia da 1º a 3º série do Ensino Médio da rede estadual de ensino do município de Guaraí – TO. De acordo com os resultados, mais da metade dos professores utilizaram metodologias diferentes no ensino de Biologia e/ou Ciências, embora alguns professores não tenham aplicado ou elaborado recursos e modelos didáticos apenas para os alunos NEEs, mas para toda a turma. Portanto a aprendizagem escolar dos alunos com necessidades educacionais especiais depende de boas ações de inclusão social e de iniciativas didático- pedagógicas para que as escolas públicas ofereçam um ensino de qualidade para esses alunos.Item AS CONTRIBUIÇÕES DO USO DAS TICS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA(2020) Natalia Tomaz Dos Santos; Thamires Alves Machado; Laisy Daniella Alves SantosNa educação atual é necessário que os educandos busquem com assiduidade a utilização das TICs no processo de ensino e aprendizagem na disciplina de biologia. Deste modo, o aluno poderá desenvolver uma maior autonomia em seu desenvolvimento, podendo obter um melhor desempenho em sua formação, sendo capaz de compreender de forma mais esclarecedora os conflitos existentes em sua sociedade. Assim, o presente trabalho objetivou investigar como os alunos da 3º série do ensino médio do Colégio Estadual Serra das Cordilheiras em Colméia-To, relacionam o uso das TICs como prática pedagógica no processo de ensino e aprendizagem nas aulas de biologia. O método utilizado constituiu na aplicação de um questionário, e conforme os resultados, dos alunos, em sua maioria foram: 77,2% compreendem e 22,8% ainda não compreende o que venha ser TICs. Portanto, é necessário que os educandos que já utilizam as TICs venham aprimorar ainda mais o uso das mesmas em seu cotidiano e aos educandos que ainda não conhecem ou não utilizam as TICs é preciso que venham integrá-las em suas aulas e conteúdos no ensino de biologia. Ao fazer o uso dessas ferramentas tecnológicas os educandos oportunizaram momentos mais significativos para o ensino dessa disciplina no âmbito educacional, o qual se torna o agente principal no processo de ensino.Item Educação Sexual: contribuição para o processo de ensino e aprendizagem na formação discente(2021) Hagaciene Anjo dos Santos; Laisy Daniella Alves SantosAtualmente, um dos temas mais comentados por entre a comunidade de jovens e adolescentes do Brasil está relacionado a sexualidade e práticas sexuais, porém, é notório a falta de conhecimento e despreparo destas pessoas sobre o assunto em questão. A maior adversidade quanto a este fato é, a ausência de informações cabíveis e úteis destinadas a orientações, ações e tomadas de decisões diretamente relacionadas a aquisição de conhecimento sobre as principais IST’s e gravidez indesejada na adolescência, devido ao nível de precocidade destas pessoas. O objetivo do presente trabalho é apresentar um documento de revisão da literatura abordando a importância da educação sexual para o processo de maturação dos adolescentes e a estruturação de suas relações. A metodologia empregada para a realização do trabalho conta com a busca de manuscritos já publicados anteriormente, sendo que, esta foi realizada em plataformas de pesquisa cientifica, como: Google Acadêmico, PubMed, SciELO e, em repositórios de universidades e, em sites governamentais. Os arquivos utilizados foram principalmente artigos científicos, porém, também foram citadas dissertações de mestrado e teses de doutorado. Ao fim da pesquisa foi possível observar que, um dos maiores problemas da efetividade da educação sexual é a rejeição por alguns atores sociais envolvidos no processo, especialmente, por professores, mídias de comunicação e familiares. As melhores alternativas seria promover projetos de capacitação, oficinas, encontros, seminários, dentre outros, em busca de informar e sensibilizar para a importância do trabalho da educação sexual de forma transdisciplinar.