Navegando por Autor "Simone Adriana Oelke"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A IMPORTÂNCIA DA BOCHA ADAPTADA PARA USUÁRIOS DE CADEIRAS DE RODAS ATENDIDOS NA APAE DE GUARAÍ – TO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA(2019) Diego Henrique Rodrigues Sales; Vanessa de Sousa Barbosa; Simone Adriana OelkeO presente relato de experiência tem como intuito a promoção da vivência da prática esportiva da modalidade Bocha Adaptada para os alunos usuários de cadeiras de rodas da APAE e evidenciar a contribuição da prática da modalidade Bocha Adaptada para alunos usuários de cadeiras de rodas atendidos na APAE e, observar as contribuições decorrentes do projeto de extensão “VIVA A DIFERENÇA”. Este projeto tem como foco principal fomentar a participação de pessoas com deficiência e seus familiares a buscar um estilo de vida mais saudável e prazeroso, estimular a reabilitação e, consequentemente, menor dependência, promover a prática esportiva e o exercício das habilidades, beneficiar a comunidade de Guaraí no sentido de proporcionar a inclusão por meio da Bocha Adaptada. O projeto deu início no ano de 2018 e até o presente momento tem dado seguimento. Oportunizar a vivência da Bocha Adaptada para os alunos da APAE obteve contribuições relevantes, contribuindo no desenvolvimento dos alunos, na integração e na relação social deles, e mostrou-se de extrema significância para o crescimento profissional dos pesquisadores em relação a própria Educação Física e ao esporte adaptado.Item A IMPORTÂNCIA DA BOCHA ADAPTADA PARA USUÁRIOS DE CADEIRAS DE RODAS ATENDIDOS NA APAE DE GUARAÍ – TO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA(2019) Diego Henrique Rodrigues Sales; Vanessa de Sousa Barbosa; Simone Adriana OelkeO presente relato de experiência tem como intuito a promoção da vivência da prática esportiva da modalidade Bocha Adaptada para os alunos usuários de cadeiras de rodas da APAE e evidenciar a contribuição da prática da modalidade Bocha Adaptada para alunos usuários de cadeiras de rodas atendidos na APAE e, observar as contribuições decorrentes do projeto de extensão “VIVA A DIFERENÇA”. Este projeto tem como foco principal fomentar a participação de pessoas com deficiência e seus familiares a buscar um estilo de vida mais saudável e prazeroso, estimular a reabilitação e, consequentemente, menor dependência, promover a prática esportiva e o exercício das habilidades, beneficiar a comunidade de Guaraí no sentido de proporcionar a inclusão por meio da Bocha Adaptada. O projeto deu início no ano de 2018 e até o presente momento tem dado seguimento. Oportunizar a vivência da Bocha Adaptada para os alunos da APAE obteve contribuições relevantes, contribuindo no desenvolvimento dos alunos, na integração e na relação social deles, e mostrou-se de extrema significância para o crescimento profissional dos pesquisadores em relação a própria Educação Física e ao esporte adaptado.Item HABILIDADES MOTORAS BÁSICAS: A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL(2019) Herik Matheus Jesus Souza; Kédson Lira Dos Santos; Simone Adriana OelkeEste trabalho busca analisar a percepção dos professores, habilitados e não habilitados em educação física, em relação à importância das habilidades motoras básicas nos anos inicias do ensino fundamental. Esta pesquisa exploratória descritiva foi realizada com 11 professores das escolas municipais de Guaraí/TO, sendo 05 com formação em educação física e 06 com formação em pedagogia, aplicando-se um questionário com perguntas abertas e fechadas elaboradas pelos autores. Os dados coletados por meio das questões fechadas foram analisados pela frequência absoluta e, os dados coletados pelas questões abertas, foram categorizados pelas expressões mais comuns e analisados pela frequência absoluta de acordo com seus conteúdos. Os resultados mostraram que os profissionais de educação física estão mais habilitados a lecionar as aulas de Educação Física, devido a sua formação acadêmica. Já os pedagogos mostraram-se capazes de lecionar as aulas de educação física, mas não tanto quanto o Professor de Educação Física. Assim, de acordo com a percepção dos profissionais de ambas áreas de conhecimento, o profissional de educação física se mostrou mais apto a trabalhar com as habilidades motoras básicas nos anos iniciais do ensino fundamental e o pedagogo mostrou que possui menos conhecimento devido a sua formação acadêmica.Item HABILIDADES MOTORAS BÁSICAS: A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL(2019) Herik Matheus Jesus Souza; Kédson Lira Dos Santos; Simone Adriana OelkeEste trabalho busca analisar a percepção dos professores, habilitados e não habilitados em educação física, em relação à importância das habilidades motoras básicas nos anos inicias do ensino fundamental. Esta pesquisa exploratória descritiva foi realizada com 11 professores das escolas municipais de Guaraí/TO, sendo 05 com formação em educação física e 06 com formação em pedagogia, aplicando-se um questionário com perguntas abertas e fechadas elaboradas pelos autores. Os dados coletados por meio das questões fechadas foram analisados pela frequência absoluta e, os dados coletados pelas questões abertas, foram categorizados pelas expressões mais comuns e analisados pela frequência absoluta de acordo com seus conteúdos. Os resultados mostraram que os profissionais de educação física estão mais habilitados a lecionar as aulas de Educação Física, devido a sua formação acadêmica. Já os pedagogos mostraram-se capazes de lecionar as aulas de educação física, mas não tanto quanto o Professor de Educação Física. Assim, de acordo com a percepção dos profissionais de ambas áreas de conhecimento, o profissional de educação física se mostrou mais apto a trabalhar com as habilidades motoras básicas nos anos iniciais do ensino fundamental e o pedagogo mostrou que possui menos conhecimento devido a sua formação acadêmica.