Janaina Pereira da SilvaRosângela Pereira de BritoGeysa Ferreira Paixão2024-08-262024-08-262019https://dspace.kaiolima.dev/handle/123456789/350Diversos estudos demonstram que a Síndrome de Burnout, é uma doença que se desenvolve por causas ligadas ao trabalho em virtude do constante estresse pelo qual passa os profissionais. Na docência, essa doença tem afetado um grande número de professores, ocasionando um desequilíbrio na vida profissional e pessoal do docente. Desse modo, o tema desse estudo refere-se à implicação da Síndrome de Burnout em professores. Tem como objetivo analisar em que condições os docentes desenvolvem seu trabalho e verificar se há docentes com características que indiquem síndrome de Burnout. Utilizou-se como metodologia para a realização desse estudo a pesquisa bibliográfica de caráter qualitativa e a pesquisa de campo do tipo quantitativa, tendo como base teóricos que acreditam que um ambiente de trabalho estressante e uma jornada excessiva são os principais fatores que ocasionam o surgimento da Síndrome de Burnout. Os resultados desse estudo demonstram que os professores por diversos fatores são os profissionais que tendem a desenvolver a Síndrome de Burnout, sendo importante que o próprio sistema educacional reflita nas possíveis mudanças para que os profissionais docentes possam ter sua saúde preservada mesmo em meio às adversidades inerentes à profissão.ptSíndrome de BurnoutTrabalhoSaúdeProfessorA IMPLICAÇÃO DA SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES