Bárbara Rafaela De Jesus CostaKamila Martins Da Silva RiosIzidorio Paz Fernandes Neto2024-08-262024-08-262020https://dspace.kaiolima.dev/handle/123456789/349. O presente artigo é resultado da percepção dos pais e da comunidade escolar acerca da temática INDISCIPLINA ESCOLAR: ATO DE BULLYING, assim também aos alicerces legais. Dispondo como referência abordagens teóricas sobre a indisciplina escolar, esta pesquisa investigou como os pais concebem a corresponsabilidade diante de atos indisciplinares no âmbito escolar e a parceria com a escola tendo como finalidade o desenvolvimento integral dos discentes, com objetivo incentivar a participação da comunidade no âmbito escolar e a necessidade de reflexão sobre os atos indisciplinares em destaque ao Bullying na instituição de ensino. A pesquisa teve caráter qualitativo e quantitativo, foi aplicado um questionário de forma semiestruturado contendo questões abertas e fechadas com alternativas de múltiplas escolhas, com finalidade analisar o conhecimento sobre a importância da corresponsabilidade educativa durante o processo de aprendizagem. A maioria dos entrevistados reporta a correção dos atos indisciplinares primeiramente a família, sendo essa, responsável pela base inicial educativa social. Esta pesquisa contribui para evidenciar e analisar a importância da corresponsabilidade família e escola no decorrer da formação educacional dos discentes, assim também, a formação adequada ao convívio em sociedade. Através deste trabalho pode-se analisar o engajamento familiar e escolar ao longo da história da educação no que se referem atos indisciplinares e a ascensão do Bullying dentro do espaço escolar e a percepção atual a essa realidade.ptAmbiente escolarCorresponsabilidade educativaBullyingA CORRESPONSABILIDADE DISCIPLINAR NO PROCESSO EDUCATIVO ENTRE ESCOLA E FAMÍLIA: BULLYING