Joana D’arc Cardoso de SousaThalita Pereira da SilvaIzidório Paz Fernandes2024-08-262024-08-262019https://dspace.kaiolima.dev/handle/123456789/353Atualmente existem inúmeras teorias psicológicas destinadas ao desenvolvimento cognitivo de crianças matriculadas na educação infantil, na tentativa de melhorar o processo ensino-aprendizagem. Portanto, o presente trabalho traz referências de teóricos como (LAKATOS e MARCONI, 2009), Cury (2008), (CHALITA 2001); (FERREIRA 2004); (CUNHA 2008), (CAPELATTO 2012) e entre outros, e tem por objetivo geral analisar a importância destas teorias aplicadas para a afetividade no processo ensino-aprendizagem, e as relações pedagógicas professor-aluno, apontando para o fato de que a afetividade pode determinar o sucesso de uma criança na escola e em sua vida futura; e teve como problema de que forma a afetividade na educação infantil auxilia no processo ensino-aprendizagem? Acredita-se que, quando o professor tem afeto, dedicação e interesse na aprendizagem da criança, o processo de aprendizagem ocorre com maior eficácia. Para a realização da pesquisa foi elaborado um questionário com perguntas abertas e aplicadas para professores de uma Unidade Educacional do município de Guaraí Tocantins que atuam na educação infantil, a fim de, averiguar as suas opiniões quanto à eficácia das teorias psicológicas e a afetividade para melhorar o processo ensino aprendizagem nesta etapa da escolarização. Os resultados da pesquisa demonstram então que, os professores acreditam que trabalhar estas teorias associadas com a afetividade e a ludicidade torna o processo de aprendizagem mais eficiente e desenvolve o respeito mútuo por ambas as partes. Contudo, esta pesquisa nos convida a uma reflexão na questão sobre afetividade, ou seja, quando o professor se torna o principal mediador da afetividade em sala de aula propiciando a aprendizagem pode melhorar o convívio do aluno com o professor, permitindo um relacionamento estabelecido entre a amizade e o respeito, sendo assim desenvolvendo o seu próprio progresso físico, psíquico, espiritual e moral.ptAfetividadeProcessoEnsinoA IMPORTÂNCIA DAS TEORIAS PSICOLÓGICAS PARA O AFETO COM AS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL