André Matheus Castro de SousaKemmylle Mourão de Sousa BezerraDanillo Coelho Mercês2024-03-252024-03-252019https://dspace.kaiolima.dev/handle/123456789/52O presente artigo faz uma abordagem sobre o sedentarismo no ensino médio com influência da tecnologia, tendo como objetivo investigar como os maus usos dos recursos tecnológicos podem contribuir para o aumento do sedentarismo nas escolas de ensino médio, caracterizando o conhecimento e as práticas dos professores de Educação Física quanto à prevenção do sedentarismo, analisando os padrões de comportamento dos adolescentes frente ao uso dos recursos tecnológicos e investigando as causas/motivos que levam os jovens e adolescentes a trocarem as práticas corporais pelos aparelhos e recursos tecnológicos na atualidade. O estudo foi realizado por pesquisa quantitativa e qualitativa, com metodologia de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo de caráter descritiva. Para tal fim, utilizou-se uma aplicação de questionário para 100 alunos e 4 professores de educação física vinculados ao ensino médio. Assim sendo, os resultados foram apresentados de forma estatística, através de gráficos, e de maneira qualitativa, através da análise de conteúdo das respostas. Os resultados desse estudo demonstram como a educação física é importante para a construção de uma consciência crítica sobre o corpo e mente de um individuo em relação ao uso indevido dos recursos tecnológicos e a inatividade física. Entretanto, buscando uma consciência a execução de atividades físicas no ensino acadêmico levando a vida adulta.ptEscolarecursos tecnológicosatividade física e saúdeSEDENTARISMO NO ENSINO MÉDIO: A INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA