Herik Matheus Jesus SouzaKédson Lira Dos SantosSimone Adriana Oelke2024-03-252024-03-252019https://dspace.kaiolima.dev/handle/123456789/46Este trabalho busca analisar a percepção dos professores, habilitados e não habilitados em educação física, em relação à importância das habilidades motoras básicas nos anos inicias do ensino fundamental. Esta pesquisa exploratória descritiva foi realizada com 11 professores das escolas municipais de Guaraí/TO, sendo 05 com formação em educação física e 06 com formação em pedagogia, aplicando-se um questionário com perguntas abertas e fechadas elaboradas pelos autores. Os dados coletados por meio das questões fechadas foram analisados pela frequência absoluta e, os dados coletados pelas questões abertas, foram categorizados pelas expressões mais comuns e analisados pela frequência absoluta de acordo com seus conteúdos. Os resultados mostraram que os profissionais de educação física estão mais habilitados a lecionar as aulas de Educação Física, devido a sua formação acadêmica. Já os pedagogos mostraram-se capazes de lecionar as aulas de educação física, mas não tanto quanto o Professor de Educação Física. Assim, de acordo com a percepção dos profissionais de ambas áreas de conhecimento, o profissional de educação física se mostrou mais apto a trabalhar com as habilidades motoras básicas nos anos iniciais do ensino fundamental e o pedagogo mostrou que possui menos conhecimento devido a sua formação acadêmica.ptEducação FísicaHabilidades motoras básicasDesenvolvimento motorEnsino FundamentalHABILIDADES MOTORAS BÁSICAS: A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL