Divino Ferreira RufinoJoão Batista Sousa SilvaAlcelides Batista2024-05-162024-05-162020https://dspace.kaiolima.dev/handle/123456789/119O presente artigo constitui-se a partir das dificuldades encontradas por 2 (dois) professores de Educação Física nas escolas da zona rural de Guaraí, Euclides da Cunha e São Miguel, em aplica as suas aulas com os materiais didáticos presente nas escolas, desse modo, o principal finalidade desta pesquisa foi voltado para às necessidades do professor, da condição física escolar e da eficácia dos materiais. Sendo assim, analisamos através de um questionário e uma entrevista, como acontece as aulas de Educação Física em duas escolas de educação física dessas escolas da zona rural de Guaraí-TO, situada no povoado Beira do Rio e no povoado Canto da Vazante, para entendermos como o professor liga o conteúdo que deve ser ministrado com os materiais disponíveis na escola. Foi consultada à secretaria de educação do município para obter informações sobre o que será feito para sanar ou ao menos amenizar esse problema recorrente em ambas as escolas, como contribuir para um melhor desenvolvimento das aulas e consequentemente um melhor aprendizado por parte dos alunos. Os profissionais de Educação Física precisam ter um leque de materiais acessíveis para que eles possam escolher o que é mais eficaz para ministrar suas aulas.ptMateriais didáticosprofessorescolaA IMPORTÂNCIA DO MATERIAL DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA ANÁLISE DAS ESCOLAS RURAIS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE GUARAÍ-TO