Anny Karolyne Fernandes CostaDheymison Oliveira TavaresLeidiany Souza SilvaRogério Carvalho de Figueredo2024-03-252024-03-252018https://dspace.kaiolima.dev/handle/123456789/38Introdução: Sexualidade envolve várias dimensões na vida humana, inclui a identidade, orientação sexual, sexo, gênero, prazer, erotismo, intimidade e reprodução. Pode-se abranger aspectos sociais, religiosos, psíquicos, antropológicos entre outros. É construída por todas as etapas da vida do ser humano, resultando da interação de fatores biológicos, psicológicos, econômicos, políticos, culturais, éticos, legais, históricos e espirituais. Objetivo: evidenciar a importância da atuação do enfermeiro no âmbito escolar acerca da sexualidade. E tem como objetivos específicos: conceituar sexualidade e sua influência no estado de saúde de escolares; descrever o ambiente escolar como espaço de educação sexual; caracterizar a atuação do enfermeiro acerca da sexualidade no âmbito escolar. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura com abordagem qualitativa que busca analisar sexualidade na escola; influência na saúde dos escolares e atuação do enfermeiro. Considerações Finais: O estudo evidencia que a participação do enfermeiro no âmbito escolar trás benefícios aos adolescentes, e, através da efetivação de educação em saúde à cerca da sexualidade é possível diminuir os casos de IST’s, gravidez na adolescência e outros agravos que acometem os escolares. Corrobora ainda, para esclarecimento dos interesses e das peculiaridades da vida que são encontradas na adolescência.ptEnfermagemSexualidade na escolaSaúdeSOCIAL SCIENCES::Social sciences::EducationSEXUALIDADE NA ESCOLA: INFLUÊNCIA NA SAÚDE DOS ESCOLARES E ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO