Natalia Tomaz Dos SantosThamires Alves MachadoLaisy Daniella Alves Santos2024-08-232024-08-232020https://dspace.kaiolima.dev/handle/123456789/313Na educação atual é necessário que os educandos busquem com assiduidade a utilização das TICs no processo de ensino e aprendizagem na disciplina de biologia. Deste modo, o aluno poderá desenvolver uma maior autonomia em seu desenvolvimento, podendo obter um melhor desempenho em sua formação, sendo capaz de compreender de forma mais esclarecedora os conflitos existentes em sua sociedade. Assim, o presente trabalho objetivou investigar como os alunos da 3º série do ensino médio do Colégio Estadual Serra das Cordilheiras em Colméia-To, relacionam o uso das TICs como prática pedagógica no processo de ensino e aprendizagem nas aulas de biologia. O método utilizado constituiu na aplicação de um questionário, e conforme os resultados, dos alunos, em sua maioria foram: 77,2% compreendem e 22,8% ainda não compreende o que venha ser TICs. Portanto, é necessário que os educandos que já utilizam as TICs venham aprimorar ainda mais o uso das mesmas em seu cotidiano e aos educandos que ainda não conhecem ou não utilizam as TICs é preciso que venham integrá-las em suas aulas e conteúdos no ensino de biologia. Ao fazer o uso dessas ferramentas tecnológicas os educandos oportunizaram momentos mais significativos para o ensino dessa disciplina no âmbito educacional, o qual se torna o agente principal no processo de ensino.ptAprendizagemTICsAmbiente EscolarEnsino de BiologiaAS CONTRIBUIÇÕES DO USO DAS TICS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA