Valcilene Rodrigues dos SantosLetícia Alves B. da SilvaAngela Ferreira Lima2024-08-272024-08-272018https://dspace.kaiolima.dev/handle/123456789/373Trata-se de estudo de natureza teórica, intitulado: “Bullying: implicações na formação cognitiva e psicossocial da criança”. O problema de pesquisa é que na escola o fenômeno bullying é uma realidade em sua maioria, ignorada pelos educadores, uma vez que estes, por falta de preparo ou omissão, não conseguem enfrentá-lo e, por não conhecerem suas consequências, tratam o problema com banalidade, não dando ao bullying a dimensão que ele de fato tem. Objetivou-se aqui, estudar o bullying, com enfoque nas formas de ocorrência, bem como, suas consequências para a criança, buscando contribuir para a prevenção e o combate no ambiente escolar. Adotou-se como metodologia, pesquisa bibliográfica com embasamento teórico em livros, teses, artigos, sites e em obras de escritores brasileiros como: BANDEIRA (2010); CHALITA (2008); FRANCISCO et.al.(2009); NETO (2011); SILVA (2015). No decorrer do estudo foram selecionados textos que estivessem coerentes com os objetivos traçados, para se construir novo texto, com o entendimento e visão dos autores pesquisados. Dessa forma, foi possível verificar que a ação das escolas perante o assunto ainda está em fase embrionária, pois a maioria dos docentes não estão preparados para identificar e enfrentar o bullying entre seus alunos. Essa situação se deve ao desconhecimento, omissão, e a uma dose considerável de negação da existência do fenômeno. No entanto, a escola sozinha não irá vencer, mas dependerá da participação da família, das instituições sociais e civil, que unindo forças, conseguirão eliminar ou amenizar o problema.ptBullyingVítimas. CognitivaPsicossocial. EscolaBULLYING: IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO COGNITIVA E PSICOSSOCIAL DA CRIANÇA