Marciel de Moura DiasPablo Henrique Rodrigues dos SantosDanillo Coelho Mercês²2024-05-162024-05-162020https://dspace.kaiolima.dev/handle/123456789/127O presente artigo faz uma abordagem que envolve o sedentarismo em adolescentes com hábitos hipocinéticos dentro e fora da escola, tendo como objetivo evidenciar algumas de suas causas e. Além de ampliar o conhecimento e a influência das práticas dos professores de Educação Física sobre à prevenção de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) advindas do sedentarismo e outros prejuízos causados pela falta de atividade física de maneira habitual. A pesquisa faz uma análise do comportamento de adolescentes com a faixa etária entre 12 e 17 anos e de seus hábitos diários frente ao uso de facilitações devido ao avanço e acesso a tecnologia, que vem fazendo com que troquem as práticas corporais por aparelhos e recursos tecnológicos. A pesquisa reforçam como a educação física é de extrema importância para a construção e desenvolvimento de uma identidade consciente e crítica sobre o corpo e a mente de um cidadão, fomentando a necessidade de um professor capacitado e bem preparado quanto a organização e escolha dos objetivos para as aulas de educação física, levando os alunos a elaborar uma filosofia própria sobre a sua prática pedagógica e os seus diversos efeitos que a mesma pode causar em relação ao estilo e qualidade de vida.ptSedentarismoadolescênciaescolaatividade física.SEDENTARISMO NA ADOLESCÊNCIA: CAUSAS E EFEITOS EM ESCOLARES DO MUNICIPIO DE GOIANORTE-TO