Thais Sousa SilvaHeliel Eustáquio da Silveira2024-08-262024-08-262018https://dspace.kaiolima.dev/handle/123456789/364Trata-se de um estudo de natureza teórica sobre a influência da estrutura organizacional no processo de desenvolvimento mercadológico e gestão da empresa moderna. Os dados colhidos na esfera nas obras analisadas demonstraram como as empresas se organizam interiormente e exteriormente para sobreviverem no mercado, para torná-la competitiva no mercado. A organização estrutural de uma empresa se dá em vários planos, a começar pelo ambiente em que ela deve atuar. Isso inclui uma revisão da posição competitiva das organizações. É essencial realizar uma análise qualitativa e quantitativa de uma linha de produtos e organizações existentes que serão as concorrentes. Sem uma boa estrutura organizacional não é possível se fazer uma gestão de qualidade. Nessa linha de raciocínio compreende-se que, para qualquer organização, uma estrutura apropriada é aquela que facilita respostas eficazes aos problemas de coordenação e motivação. Desse modo, o objetivo do estudo foi analisar como a característica da estrutura organizacional pode influenciar no desenvolvimento de uma empresa e na eficiência de sua gestão. Metodologicamente o trabalho foi elaborado a partir de uma investigação bibliográfica e teve uma abordagem, exploratória, explicativa e qualitativa com vista a atingir os objetivos propostos. Como principal conclusão teve-se que são abundantes os elementos que compõem a estrutura organizacional de uma empresa com vistas ao sucesso no mercado e em sua gestão.ptEficiênciaComunicaçãoMarketingMotivaçãoA INFLUÊNCIA DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO MERCADOLÓGICO E GESTÃO DA EMPRESA