Maria Girlania da SilvaNaiany Tucolki BelleIzidorio Paz Fernandes Neto2024-08-262024-08-262018https://dspace.kaiolima.dev/handle/123456789/361O estudo que ora se apresenta teve como principal foco a relação família/escola. Ele discute a importância do estabelecimento da parceria escola/família. Tendo então como problema discutir qual a importância da relação família e escola para o processo de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental? O estudo indica que há consenso, mas também um certo dissenso entre os dois grupos, contudo os dois lados, pais e professores, entendem que a educação escolar, especialmente nos primeiros anos do Ensino Fundamental jamais atingirá a qualidade pretendida se a família não se unir com a escola com o mesmo objetivo. O estudo foi elaborado a partir de uma pesquisa bibliográfica com uma investigação de campo. Em seu aspecto bibliográfico contando com apontes teóricos DE ALARCÃO (2007), ALVES (2005), CURY (2013) E CERVERA (2008) entre outros que contribuíram para qualificar o trabalho. Iniciou-se o trabalho pela leitura e fichamento de vários artigos que se relacionam ao tema abordado. Recorreram-se então à mídia eletrônica, a revistas, jornais, livros especializados, etc. Após o procedimento das leituras e fichamentos, elaborou-se o texto. Entrevistaram-se professores e pais de escolas públicas da rede municipal do município de Rio dos Bois - TO. Foi objetivo deste estudo, então, compreender como a família pode influenciar no processo de aprendizagem dos alunos nas séries iniciais do ensino fundamental. A principal conclusão a que se chegou foi a de que a esperança de se ter uma Ensino Fundamental de melhor qualidade é poder se contar com uma participação efetiva dos pais na vida escolar dos filhosptEscolaFamiliaParceriaQualidadeEnsino FundamentalA INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL