Diógenes Guimarães CarvalhoEdson Kazama JuniorRicardo Alexandre Duarte de Souza2024-08-232024-08-232019https://dspace.kaiolima.dev/handle/123456789/335Os jogos eletrônicos vêm cada vez mais se destacando como um mercado lucrativo, e enquanto vários países concorrem nesse crescente mercado, o Brasil não tem conseguindo concorrer adequadamente de forma global. Esse trabalho identifica os fatores que influenciam a performance brasileira no mercado de jogos eletrônicos, pois o Brasil apresenta alta demanda nesse setor e mesmo assim essa oportunidade não tem sido bem aproveitada. A participação do Brasil nessa indústria poderia acrescentar para a economia do país, pois dados de países que estão ativos e concorrentes nesse mercado mostram que a indústria de jogos eletrônicos tem um progresso anual sempre crescente, envolvendo formação de profissionais, desenvolvimento de novas tecnologias e várias outras oportunidades que procedem das necessidades da indústria e que consequentemente geram ainda mais circulação de capital, enquanto o do Brasil tende a ir para os países concorrentes. Recentemente o estado brasileiro começou a ter um olhar de interesse por esse novo mercado e apresenta uma tendência de começar a incentivar a indústria de jogos eletrônicos com novas políticas públicas, o que seria essencial para que o mercado brasileiro começasse a se desenvolver e isso propõe um primeiro passo positivo para que o Brasil consiga se desenvolver e futuramente obter uma fatia desse mercado. Comparando as técnicas usadas pelos países de sucesso nesse setor com as técnicas usadas pelo estado brasileiro, será possível chegar a uma conclusão do que pode ser feito para ajudar a alavancar a indústria de jogos eletrônicos e competir internacionalmente.ptJogos EletrônicosMercado InternacionalCompetitividadeBrasilCompetitividade brasileira no mercado de jogos eletrônicos