Silvia Aires da Silva DiasVanessa Nunes ValadaresMarivânia Fernandes Santiago2024-08-262024-08-262018https://dspace.kaiolima.dev/handle/123456789/359O comportamento do consumidor ultimamente está sendo muito estudado na tentativa de melhor entender seus critérios de escolhas e preferências no momento de demandar produtos e cestas, por meio da pesquisa da Lei Geral da Demanda, Demanda Individual, O Preço do Bem e a Renda, O gosto e Preferências do Consumidor, As Expectativas sobre Preços, Rendas da Disponibilidade, além disso, verificar as restrições orçamentárias a que estão sujeitos através das diversas Curvas de Indiferença representando as combinações de cestas, produtos / serviços que poderiam oferecer o mesmo nível de satisfação a um indivíduo. Neste artigo pretende-se apresentar e identificar o papel da microeconomia no comportamento do consumidor utilizando-se dos conceitos fundamentais da microeconomia verificando basicamente sua função na formulação de preços no mercado e o efeito isolado de uma oscilação do preço sobre a procura de um bem especifico, focada na preocupação de pesquisar a conduta econômica das unidades individuais que são representadas pelos compradores, desconsiderando as outras questões da microeconomia como teoria da firma e teoria da produção, apresentando os princípios da teoria da demanda do consumidor dentro da microeconomia onde se constata que a demanda tem ligação inversa com o preço estabelecido de bens de consumo e serviços, pois se houver elevação do preço a procura irá reduzir e caracterizar os elementos que influenciam a demanda do consumidor, onde se demonstra quanto o valor monetário pode interferir na decisão de adquirir bens/serviços dos consumidores.ptCondutaConsumoPreçosO PAPEL DA MICROECONOMIA NO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR