Everson Aparecido de CarvalhoWiatan Gomes PereiraHeliel Eustáquio da Silveira2024-08-232024-08-232018https://dspace.kaiolima.dev/handle/123456789/336O presente artigo, intitulado Marketing Esportivo e o Patrocínio como ferramenta para o aumento de receitas dos clubes do Futebol Brasileiro, procura entender como os clubes de futebol brasileiros têm usado o marketing esportivo e o patrocínio para aumentar suas receitas. Apresenta como objetivo geral, identificar as estratégias do marketing e o patrocínio utilizado pelos clubes de futebol brasileiros para aumento do seu ativo, sendo desenvolvido metodologicamente por meio de pesquisa bibliográfica de estilo exploratório. Conquistar a fidelidade dos clientes por longos tempos, considerando a concorrência acirrada e os consumidores mais exigentes, tem se tornado algo desafiador. O marketing esportivo tem ganhado destaque no cenário, empresas por meio de patrocínios buscam divulgar suas marcas usando a promoção nos grandes clubes e a estratégia tem compensado o patrocínio aos times de futebol brasileiros, que levam consigo até mesmo a outros países, de uma forma generalizada a marca empresarial, as imagens tem como objetivo proporcionar momentos de descontração e ao mesmo tempo desejo de aquisição e segurança e das boas escolhas de produto fazendo assim, os clientes sentirem satisfação pelo valor do investimento.ptEsporteEmpresasMarcasEstratégiaMARKETING ESPORTIVO E O PATROCÍNIO COMO FERRAMENTA PARA O AUMENTO DE RECEITAS DOS CLUBES DO FUTEBOL BRASILEIRO